quinta-feira, 18 de junho de 2009

Percy Lau

Creio que todos nós acima de 40 anos já convivemos com alguma ilustração de Percy Lau. Seus bicos-de-pena marcaram muito os livros escolares nos anos 1960/70. Peruano – nascido em Arequipa, 1903 – Percy Lau se tornou artista brasileiro. Morreu em 1972 no Rio de Janeiro. Ilustrou uma coleção de 10 volumes intitulada Viagem Através do Brasil, que pretendo mais à frente postar alguns exemplares. Hoje mostro seu trabalho para a clássica publicação do IBGE, Tipos e Aspectos do Brasil. A primeira edição desse livro começou a circular em 1939, época marcada por uma política cultural nacionalista, mas tenho duas edições já de 1966 (8ª. edição) e outra de 1975 (10ª edição ampliada). Certamente os desenhos precisos de Percy Lau transcenderam as marés políticas e trazem ainda hoje a vivacidade do Brasil interior. Magno


Garimpeiros
Travessia de gado
Canavial
O regatão
Vaqueiros de Marajó
O misto
Pescador de Pirarucu

12 comentários:

  1. Caraca, não me lembrava dessas ilustrações!
    A imagem do garimpeiro deveria ser a imagem de abertura do seu blog! A gente descobre grandes preciosidades por aqui.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Cássio! Abração

    ResponderExcluir
  3. muy bonito
    felicitaciones, muy lindo percy pau

    ResponderExcluir
  4. informações sobre um jogo da memória com as ilustrações de Percy. Sabes de algo?

    ResponderExcluir
  5. Não tenho informação alguma sobre esse jogo de memória ilustrado pelo Percy. Fiquei curioso. Obrigado pela visita,
    abraço

    ResponderExcluir
  6. Escribe un uruguayo residente en España.Las ilustraciones de Percy Lau figuraban en todos nuestros libros de geografia de enseñanza primaria y secundaria en Uruguay. En mi caso personal fueron una de las primeras fuentes de inspiración en mi gusto por el dibujo y la ilustración -muchas veces copiadas con más avidez que habilidad en las tardes de invierno de mi lejana infancia-. Hoy me dedico al diseño gráfico, en parte, seguramente, por "culpa" de Percy Lau.

    ResponderExcluir
  7. Muito bacana o Percy Lau fazer parte da vida dos uruguaios também... Agradecido pelo comentário.

    ResponderExcluir
  8. Quando revejo esses magníficos desenhos de Percy Lau fico muito emocionado. Eles me trazem de volta a minha infância na minha cidade de Sertânia no sertão do meu Pernambuco.

    Marcos Cordeiro - Escritor e Artista Plástico

    ResponderExcluir
  9. ESSE ARTISTA É FONTE DE INSPIRAÇÃO PARA MUITA GENTE...

    ResponderExcluir
  10. NOS TRABALHOS DE PERCY-LAU ENCONTREI A PERFEIÇÃO QUE TANTOS PROCURAM E BEM POUCOS CONSEGUEM.
    j. A. L. BARRETO
    ESCRITOR E DESENHISTA

    ResponderExcluir
  11. temos em nosso museu rural em santa cruz/rn os desenhos de percy, referente ao nordeste brasileiro.

    elias estevam

    ResponderExcluir
  12. Vi muitas destas ilustrações, melhor dizendo, todo o trabalho do Percy Lau, para o IBGE - onde meu pai trabalhou por quase quarenta anos. Desde garoto, sem me agradaram sobremaneira os trabalhos delicados dele, que me levavam para um Brasil espetacular, com os mil e um cheiros e as mil e uma cores que, ainda hoje, malgrado tantos assassinatos, o país ainda tem.

    Um abraço. Felicidades.
    Darlan M Cunha
    http://www.flickr.com/photos/darlanmc

    ResponderExcluir

Após moderação, o seu comentário será publicado nesta postagem. Obrigado pela visita.