sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Flâmulas

Tenho uma pequena coleção de flâmulas, garimpadas em um antiquário mineiro. Sempre me fascinou este universo de símbolos distintivos, bandeirolas. Certamente a flâmula mantém ligação com os estandartes medievais que representavam um cavaleiro, um rei, um navio, um exército... Na minha infância vi muito dessas flâmulas de esporte, de colégio, de cidades. Falar em cidades, observe a flâmula da inauguração de Brasília: toda negra. Premonição?










8 comentários:

  1. Legal, esta coleção. Dia desses lembrei de flâmulas, e de como elas despareceram. Em minha casa havia uma, acho que do Fluminense (RJ). Sumiu também, com o tempo.

    ResponderExcluir
  2. Edu, estas flâmulas eu encontrei num antiquário em Juiz de Fora, MG. Devia de ter mais de 200 na loja, mas tive de selecionar umas 30, somente...

    ResponderExcluir
  3. Bela coleção, Magno.
    Eu tenho um projeto de "recirculação" de peças de design gráfico brasileiro, chamado design_ref.
    Com sua permissão, gostaria de publicar a imagem da flâmula da Rodovia Dutra no Flickr do meu projeto, com o link para o resto da sua coleção. O que acha?
    Se quiser conhecer o projeto antes, visite:
    http://www.flickr.com/photos/design_ref/

    Obrigado,
    Julio

    ResponderExcluir
  4. Oi Julio, desculpe demorar tanto em te responder. Pode usar a imagem sim, sem problemas! Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  5. olá, você sabe onde eu posso encontrar uma flâmula dessa de Brasília? obrigado! : )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Tenho somente esta, que encontrei num antiquário em Juiz de Fora. Você é colecionador?

      Excluir
  6. Olá Magno, tudo bom? Muito obrigado por me responder. Não sou colecionador de flâmulas, sou artista plástico e estou desenvolvendo um trabalho novo que preciso de uma flâmula de Brasília, nas minhas buscas encontrei algumas legais, mas essa acredito que seria a perfeita para o trabalho ficar bom. Se você tiver interesse em negociar ela me avise. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pessoal que está fazendo trabalho sobre Brasília (recebi emails querendo comprar a flâmula): vejam o que tem disponível no Mercado Livre: http://lista.mercadolivre.com.br/flamula-brasilia#D[A:flamula-brasilia]

      Excluir

Após moderação, o seu comentário será publicado nesta postagem. Obrigado pela visita.