quinta-feira, 10 de setembro de 2009

J. U. Campos e os personagens do Sítio

Existe uma bela edição da obra completa de Monteiro Lobato em capa dura que contém, além das conhecidas (e deliciosas) ilustrações de André Le Blanc, também pranchas a cores pintadas por J. U. Campos. Jurandir Ubirajara Campos nasceu em São Paulo em 1903, foi para os Estados Unidos onde se tornou desenhista do New York Times. Quando voltou ao Brasil em 1930, contribuiu para a implantação de uma nova arte a serviço da propaganda. Monteiro Lobato era seu sogro e um dos grandes incentivadores do artista. Morreu em 1972, São Paulo. Aprecie algumas destas pranchas e veja como as atuais edições da obra de Lobato carecem de trabalho a altura desse passado histórico.






6 comentários:

  1. "Não me ajeito com padres, com críticos e os canudinhos de refresco. Não há nada que substitua o sabor da comunicação direta."
    Mário Quintana
    Mas na falta de melhor meio um abraço Virtual
    Fernando Barros ( do lado do Sítio)

    ResponderExcluir
  2. Oi Fernando! Você é o cara que mora na "Chácara do Visconde", ao lado do Sítio do Pica-Pau Amarelo: Um endereço inacreditável. Obrigado pela visita e pelo abraço que, mesmo sendo virtual, é de tamanha amizade.

    ResponderExcluir
  3. ..em tempo: na Rua Marquês de Rabicó e uns 500 mts da torre de Petróleo que, por ignorância, foi colocada abaixo 1 ano atrás

    ResponderExcluir
  4. Saudades da minha infancia ... Monteiro Lobato atraves de seus personagens foi meu melhor amigo imaginario! abs

    ResponderExcluir
  5. Olá Carlos, estou fazendo uma pesquisa sobre a obra de J.U. Campos, será que poderiamos coversar um pouco?
    Escreva-me: talissaaa@gmail.com

    Obrigada!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Talissa, respondi por email. Obrigado pela visita. Depois mostre-me a pesquisa, combinado? Abs

    ResponderExcluir

Após moderação, o seu comentário será publicado nesta postagem. Obrigado pela visita.